Edições Histórico dos Concertos Notícias Contactos
Instituição
História

A criação das Jeunesses Musicales ocorreu quase em simultâneo na Bélgica e em França, respectivamente em 1939 e 1941. Os seus objectivos visavam difundir entre os jovens o conhecimento e o gosto pela música, familiarizando-os com concertos dados pelos melhores intérpretes, sem qualquer tipo de discriminação económica, racial ou confessional.

Em Portugal, a criação de uma Juventude Musical deu-se em 1948 por iniciativa de Humberto d’Ávila, Joly Braga Santos, João de Freitas Branco, Maria Elvira Barroso, Filipe de Sousa Júnior e António Nuno Barreiros. A sua fundação teve logo o apoio de elevadas personalidades do nosso meio intelectual.

Desde sempre a trabalhar pela música em Portugal, a JMP, entre outras actividades, produz concertos e recitais, organiza todos os anos o Festival Internacional de Órgão de Lisboa, promove cursos e concursos, e publica livros didácticos.

Membro efectivo das Jeunesses Musicales International, tem a medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura (1984) e o diploma de Instituição de Utilidade Pública (1992). Em 1998, foi distinguida por aquele Ministério com o Prémio «Almada Negreiros», e no dia 10 de Junho de 1999 recebeu a condecoração de Membro Honorário da Ordem do Infante Dom Henrique.

Copyright © 2006-2017 Grupo Megaglobal. Todos os direitos reservados.