Edições Histórico dos Concertos Notícias Contactos
Notícias [Arquivo]

  Palácio Foz | Recital de Canto e Piano | 5 de Novembro | 18h30   voltar

Laura Sabatel Moreno, soprano | Francisco J. Pérez-Sánchez, piano - Obras de A. Literes, E. Granados, M. de Falla, I. Albéniz, J. Guridi, J. Turina, E. Halffter, F. Moreno Torroba, J. Guerrero e A. Vives




Programa

Antonio Literes (1673-1747)
Confiado jilguerillo (de Acis y Galatea)

Enrique Granados (1867-1916)
El tra-la-la y el punteado (de Tonadillas)
El majo discreto (de Tonadillas)

Manuel de Falla (1876-1946)
El paño moruno (de Siete canciones populares españolas)
Nana (de Siete canciones populares españolas)
Canción (de Siete canciones populares españolas)

Isaac Albéniz (1860-1909)
Almería (do 2.º caderno de Iberia)

Jesús Guridi (1886-1961)
No quiero tus avellanas Mañanitas de San Juan (de Seis canciones castellanas)

Joaquín Turina (1882-1949)
Cantares (de Poema en forma de canciones, op.19)

Ernesto Halffter (1905-1989)
Canção do berço Ai, que linda moça (de Canciones portuguesas)

Federico Moreno Torroba (1891-1982)
Habanera (de Monte Carmelo)

Joaquín Turina (1882-1949)
Dedicatoria (de Poema en forma de canciones, op.19)

Jacinto Guerrero (1895-1951)
A la vera del Tajo (de El canastillo de fresas)

Amadeo Vives (1871-1932)
Canción del ruiseñor (de Doña Francisquita)


Laura Sabatel Moreno
Licenciada em Canto pelo Conservatório Superior de Música de Córdoba, na classe de Inmaculada Yamas, é também licenciada em História e Ciências Musicais pela Universidade de Granada e diplomada em Educação Musical por esta mesma Universidade. Actualmente aperfeiçoa os seus conhecimentos de técnica vocal junto de Ana Luisa Chova, em Valencia, e de Isabelle Poulenard, em Paris.
Tanto em Espanha como noutros países, participou em numerosos cursos de aperfeiçoamento, ministrados por Marta Almajano, Victoria de los Ángeles, David Mason, Harry Christophers, Klaus Brecht, Christoph Schonherr, Alejandro Zabala e Ileana Cotrubas.
Foi vencedora do X Concurso «Mirna Lacambra», dedicado à ópera A Flauta Mágica, de Mozart, e organizado pela Associação de Amigos da Ópera de Sabadell em Fevereiro de 2006. Por essa ocasião desempenhou o papel de «Pamina» em várias representações levadas à cena no Teatro de la Farándula, naquela cidade, e no Palau de la Música, em Barcelona, acompanhada pela Orquestra Sinfónica de Vallés, sob a direcção de Daniel Martínez. Conquistou também um segundo prémio, em 2006, para atribuição de bolsas de estudo «Monserrat Caballé», promovidas pela Ibercaja, em 2007 ganhou uma nova bolsa concedida pelas Juventudes Musicais de Madrid e, no ano seguinte, arrebatou o prémio especial para a melhor intérprete de zarzuela no XII Concurso Internacional de Canto «Acisclo Fernández Carriedo», promovido pela Fundação Jacinto e Inocencio Guerrero.
Na qualidade de solista já actuou no Auditório de Saragoça, num recital de bolseiros da Ibercaja, e no Festival Internacional de Música e Dança da Cidade de Úbeda, onde cantou ópera e zarzuela do século XVIII. Em ópera, apresentou-se no Auditório de Barcelona, por ocasião do Festival de Butxaca, no papel de «Rosina», em Il Barbiere di Siviglia (Giovanni Paisiello), com Xavier Puig à frente da Orquestra da Academia do Liceo.
Dos seus projectos futuros, cabe destacar que tem agendados um recital em Madrid, promovido pelos Amigos da Ópera de Madrid, e dois em Granada, para o Festival Internacional de Música e Dança daquela cidade, no âmbito do I Ciclo de Jovens Intérpretes, organizado pela Fundação Albaycín.


Francisco J. Pérez-Sánchez
Obteve o título de professor superior de Piano com menção honrosa no Real Conservatório Superior de Música de Madrid. Aprofundou os seus estudos em Varsóvia e em Paris e frequentou cursos de aperfeiçoamento regidos por Maria João Pires, Dimitri Bashkirov, José María Colom, Pavel Gililov e Boris Berman.
É detentor de um 2.º Prémio no X Concurso de Piano «Nueva Acrópolis» (1991), de um 2.º Prémio no Concurso de Piano de Antonin, Polónia (1993), de um 1.º Prémio de Música de Câmara no Concurso Cidade de Paris (1994), de um 1.º Prémio do Público no Festival «Um Verão com Chopin», realizado em Busko Zdroi, Polónia, e do Prémio de Concerto das Juventudes Musicais de Espanha no VIII Curso de Canto de Sant Cugat.
Já se apresentou como solista ou integrado em agrupamentos de câmara em toda a Espanha, França, Polónia, Itália, Inglaterra, Alemanha, Rússia e Egipto, neste país havendo também ministrado masterclasses do seu instrumento no Conservatório de Alexandria.
Estudou Acompanhamento de Cantores junto de Wolfram Rieger, Donald Sultzen, Félix Lavilla, Miguel Zanetti, Alejandro Zabala, Mark Hastings, François Le Roux, Jeff Cohen e J. P. Schulze, e colabora regularmente com cantores consagrados tais como Ana Ibarra, Ana Rodrigo e Roberto Scandiuzzi ou com jovens promessas da arte lírica como Laura Sabatel.
Participou nos festivais de música vocal Schubertiada de Vilabertrán, nas Jornadas Musicais do Torreón de Lozoya (Segóvia), no Festival Vía Magna, no VII Festival Internacional de Toledo, no Festival da Sociedade Filarmónica de Córdoba, na XXI Semana de Música Sacra de Segóvia, no FEX do Festival Internacional de Música e Dança de Granada, no Cosmopoética de 2009, no Kiron Space de Paris e no XX Festival Internacional «Pau Casals», aqui juntamente com solistas da Orquestra do Covent Garden. Entre as salas prestigiadas em que tem actuado contam-se o Teatro da Escola Superior de Canto de Madrid, o Palau de la Música de Valência, o Auditório do Museu «Paderewski» de Varsóvia, a Salle «Cortot» de Paris, o Auditório Nacional, o Auditório da Orquestra Basca, o Centro Cultural da Cidade de Madrid, o Auditório da Fundação Juan March de Madrid, o Auditório da Academia de Belas-Artes de São Carlos de Valência e o Auditório da Academia de Belas-Artes de São Fernando de Madrid.
No seu país intervêm regularmente em programas da RTVE, Rádio Clássica da RNE, Rádio Catalunha e Tele 5 e, fora dele, gravou para a Radio France. É director e presidente do júri do Concurso de Canto «Fidela Campiña», que se celebra em Albox (Almería), e professor especialista de Repertório Vocal na Escola Superior de Canto de Madrid.

Organização: Instituto Cervantes de Lisboa | Embaixada de Espanha
Produção: Juventude Musical Portuguesa
Apoio: GMCS | Fundación Jacinto e Inocencio Guerrero
(JMP), 28-10-2009
Copyright © 2006-2017 Grupo Megaglobal. Todos os direitos reservados.