Edições Histórico dos Concertos Notícias Contactos
Notícias [Arquivo]

  Palácio Foz | Recital de Piano | 8 de Novembro | 16h00   voltar

António Mont'Alverne de Sequeira | Obras de J. S. Bach, L. van Beethoven, F. Chopin e A. Katchaturian




Programa

Johann Sebastian Bach
Prelúdio e Fuga em Ré Maior, BWV 850 (do 1.° caderno de O Cravo Bem Temperado, BWV 846-869)

Ludwig van Beethoven
Sonata n.º 8, em Dó Menor, «Pathétique», op. 13
Grave: Allegro di molto e com brio
Adagio cantabile
Allegro

Frédéric Chopin
Nocturno em Dó sustenido Menor, op. post.
Scherzo n.° 2, em Si bemol Menor, op. 31

Aram Ilitch Katchaturian
Toccata


António Mont'Alverne de Sequeira
Nascido em 1988, em Ponta Delgada (Açores), iniciou os seus estudos musicais aos 4 anos de idade, na Academia de Música de Santa Cecília (AMSC), em Lisboa. Com 8 anos, ingressou na classe de Piano de João Crisóstomo e, dois anos mais tarde, na classe de Gioconda Stoffel Magalhães – antiga discípula de Campos Coelho – com a qual trabalhou durante dez anos, concluindo em 2007 o 8.º grau daquele instrumento com a classificação de 19 valores. Trabalhou paralelamente Formação Musical e Harmonia junto de Elisa Lamas, tendo terminado o 8.° grau do curso complementar daquelas disciplinas.
Integrou durante vários anos o Coro de Câmara da AMSC, dirigido por Artur Carneiro, sendo de destacar apresentações no Mosteiro dos Jerónimos, Sé Patriarcal de Lisboa, Palácio Foz, Aula Magna da Universidade de Lisboa, Centro Cultural de Belém, tal como no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em concertos do Coro e Orquestra Gulbenkian, sempre que o repertório exigia a presença de um coro de crianças, como Carmina Burana, de Carl Orff, entre outras obras. Integrou os «World Little Singers», instituição da Unicef apoiada pela Unesco, com objectivo de divulgar os princípios contidos na Carta dos Direitos das Crianças, e pertenceu à Federação Europeia de Coros da União. Frequentou ainda as classes de Técnica Vocal e Análise e Técnicas de Composição, orientadas por Conceição Seabra Galante e Pedro Faria Gomes, respectivamente.
Em 2001 foi premiado no II Concurso Internacional Cidade do Fundão e, no mesmo ano, frequentou um seminário regido pelo pianista brasileiro Luiz Senise.
Ao longo dos últimos anos, apresentou-se por diversas vezes a solo em audições da AMSC, sendo de destacar as suas actuações no Grande Auditório da Aula Magna da Universidade de Lisboa, Museu de São Roque, Auditório da Universidade Católica Portuguesa, Auditório da Universidade Nova de Lisboa, Casa Museu João Soares, em Leiria, e Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros.
Em 2006 frequentou, sob a orientação da pianista russa Oxana Yablonskaya, um dos cursos de aperfeiçoamento de música mais prestigiados da Europa, realizado na Académie Internationale d'Été de Nice, sendo o mais jovem e único português. Posteriormente foi convidado para encerrar a primeira parte de Le Concert des Étudiants au MAMAC (Musée d'Art Moderne et d'Art Contemporain).
Em 2007, ingressou na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, onde prossegue os seus estudos na classe de Piano de Sofia Lourenço.
Em 2009, frequentou um seminário ministrado pelo pianista espanhol Josep Colom. Participou na XIV Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO), sob a orientação de Paul Badura-Skoda, Vitaly Margulis e Luiz de Moura Castro, encerrando posteriormente a primeira parte do Recital dos Participantes das Masterclasses (Auditório Casa da Música).

APOIO: GMCS
(JMP), 29-10-2009
Copyright © 2006-2017 Grupo Megaglobal. Todos os direitos reservados.