Edições Histórico dos Concertos Notícias Contactos
Notícias [Arquivo]

  Fundação Portuguesa das Comunicações | Quarteto de Cordas | 22 de Fevereiro | 18h30   voltar

Nuno Carapina, violino - Joana Ly, violino - Juliana Lopes, viola d'arco - Ana Catarina Braga, violoncelo | Obras de E. Grieg e L. Janácek



PROGRAMA

Edvard Grieg
Quarteto de Cordas em Sol Menor,op.27
Un poco andante -Allegro molto ed agitato
Romanze
Andantino -Allegro agitato
Intermezzo
Allegro molto marcato
Finale
Lento-Presto al saltarello


Leoš Janáček
Quarteto de Cordas n.º 2 «Cartas Íntimas»
Andante -Adagio-Allegro
Adagio -Vivace
Moderato -Allegro
Allegro -Andante


Nuno Carapina, violino I
Joana Ly, violino II
Juliana Lopes, viola d’arco
Ana Catarina Braga, violoncelo


Nuno Carapina
Iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música de Santa Joana, em Aveiro, e em 1997 matriculou-se no Conservatório de Música «Calouste Gulbenkian», naquela cidade, na classe de Ana Sofia Mota, mudando dois anos mais tarde para a classe de André Fonseca, na qual terminou o 8.º grau do seu instrumento com a classificação máxima. Em 2004 teve a oportunidade de se apresentar a solo com a Orquestra Filarmonia das Beiras e com a Orquestra do Conservatório de Música de Aveiro. Em 2007 ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra, a fim de se aperfeiçoar junto de Agnes Sarósi. Teve a oportunidade de colaborar em diversas orquestras, tais como a Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música, a Orquestra Momentum Perpetuum, a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra Académica Metropolitana e a Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direcção, nomeadamente, de Martin André, Jean-Marc Burfin, Ernst Schelle, Cesário Costa e Michael Zilm. Ao longo dos anos frequentou masterclasses regidas por, entre outros professores, Max Rabinowitsj, Valentin Stefanov, Daniel Rowland, Aníbal Lima e Zoltan Santa. Nuno Carapina encontra-se actualmente a frequentar o 3.º ano do curso de Instrumentista de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra.

Joana Ly
Começou a estudar Violino com 4 anos de idade e, em 1997, aos 8 anos, ingressou no Conservatório de Música «Calouste Gulbenkian» de Aveiro, na classe de Ana Sofia Mota. Participou em várias masterclasses regidas por Daniel Rowland, David Fruhwirth e Zoltan Santa, tanto em violino como em música de câmara. Presentemente encontra-se a frequentar o último ano do curso de Instrumentista de Orquestra da Academia Nacional Superior de Orquestra, da Orquestra da Metropolitana, nas classes de Violino de Aníbal Lima e de Música de Câmara de Paul Wakabayashi.

Juliana Lopes
Nasceu em Viana do Castelo em 1989 e iniciou os seus estudos musicais na Escola Profissional de Música daquela cidade, em 2001, na classe de Viola d’Arco de Iakov Marr. Em 2007 ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra, a fim de se aperfeiçoar junto de Paul Wakabayashi. Participou em diversas orquestras, nomeadamente na Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Aproarte, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra de Jovens Momentum Perpetuum e Orquestra Académica Metropolitana, onde teve oportunidade de trabalhar sob a direcção de vários maestros, tais como Augustin Dumay, Martin André, Julian Lombana, Michael Zilm, Ernst Schelle, Jean-Marc Burfin, Cesário Costa, Christoph Campestrini e Pedro Carneiro.

Ana Catarina Braga
Nasceu em Braga, 1989, e aos 8 anos de idade ingressou no Conservatório de Música «Calouste Gulbenkian», na classe de Violoncelo de Jorge Ribeiro. Tem participado desde cedo em vários estágios de orquestra, nos quais trabalhou com os maestros Jean-Marc Burfin, Cesário Costa, Ernest Schelle, Martin André e Michael Zilm. Em Julho de 2008 apresentou-se em Itália, no Festival Internacional das Orquestras de Jovens da Europa, com a Orquestra Momentum Perpetuum. Na qualidade de executante já integrou em diversas masterclasses regidas por Miguel Rocha, Xavier Gagnepain, Márcio Carneiro, Maria de Macedo e Daniel Grosgurin. Actualmente frequenta o 3.º e último ano de licenciatura na Academia Nacional Superior de Orquestra em Lisboa, tendo como professor de Violoncelo Paulo Gaio Lima e de Música de Câmara Paul Wakabayashi.

APOIO: Fundação Portuguesa das Comunicações

(JMP), 11-02-2010
Copyright © 2006-2017 Grupo Megaglobal. Todos os direitos reservados.