Edições Histórico dos Concertos Notícias Contactos
Notícias [Arquivo]

  Palácio Foz | Recital de Violoncelo | 7 de Março | 18h30   voltar

Nelson Ferreira, violoncelo - Obras de J. S. Bach, P. Hindemith, G. Sollima, G. Cassadó

Programa

I

J. S. Bach
Suite n.º 1, em Sol Maior, BWV 1007
Prélude
Allemande
Courante
Sarabande
Menuet I et II
Gigue

P. Hindemith
Sonata para Violoncelo-Solo, op. 25, n.º 3
Lebhaft, sehr markiert
Mässig schnell, Gemächlich
Langsam
Lebhafte Viertel
Mässig schnell


II

G. Sollima
«Alone», para violoncelo solo


G. Cassadó
Suite para Violoncelo
Preludio-Fantasia
Sardana
Intermezzo e Danza Finale


Nelson Ferreira
Nascido na Covilhã, iniciou os seus estudos musicais na Escola Profissional de Artes da Beira Interior, sob a orientação de Rogério Peixinho e de Luís Sá Pessoa, após o que se licenciou em Violoncelo, na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe de Paulo Gaio Lima. Seguidamente, ingressou no Trinity College of Music, em Londres, onde se aperfeiçoou junto de Natalia Pavlutskaya, e frequentou os cursos de pós-graduação e de pós-graduação avançada, vindo a graduar-se com as mais altas qualificações (Distinção), nas qualidades de bolseiro daquele estabelecimento de ensino, da Câmara Municipal da Covilhã e da GDA-Gestão dos Direitos dos Artistas.
Participou em masterclasses regidas por reputados professores, tais como Márcio Carneiro, Lluis Claret, Jeroen Reuling, Xavier Gagnepain, Romain Garioud, Jian Wang, Martin Ostertag, Richard Lester e Alexander Ivashkin, e em cursos de música de câmara ministrados por Charles Frey, David Doucot e por membros do Wihan Quartet, do Schubert Ensemble e do Vellinger Quartet.
Foi premiado na segunda edição do Concurso Internacional de Instrumentos de Arco «Júlio Cardona» (Classe B) e vencedor do 1.º Prémio (Classe A) e Prémio do Público na quinta edição do mesmo Concurso. Foi também vencedor do Prémio «Vera Kantrovich», para solistas de instrumentos de cordas, e recebeu uma Menção Honrosa no Concurso «Leonard Smith Duo», em Londres.
Tem-se apresentado regularmente como solista e em recitais com diversos agrupamentos de câmara, tanto em Portugal, como em Espanha, França, Inglaterra, Grécia, Itália, Croácia, Holanda, Moçambique, Singapura, Coreia do Sul, Hong-Kong e Macau, destacando-se os recitais em que se actuou no Queen Elizabeth Hall, por ocasião do centenário de Dmitri Chostakovich, e no Blackheath Halls, ambos em Londres.
Dos vários projectos em que já participou destaca-se a sua colaboração no Quarteto Avalonia, vencendo o Prémio John Barbirolli Sring Quartet Competition, agrupamento com o qual se tem dado a ouvir em inúmeros concertos integrados em festivais de música em Espanha e em Inglaterra.
Nelson Ferreira é actualmente professor no Conservatório «Jaime Chavinha» (Minde), no Conservatório de Lisboa, na Academia de Amadores de Música, e é director artístico da Camerata de Lisboa.

APOIO: GMCS
(JMP), 02-03-2010
Copyright © 2006-2017 Grupo Megaglobal. Todos os direitos reservados.