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  FundaÃÃo Portuguesa das ComunicaÃÃes | LaboratÃrio de InterpretaÃÃo Musical | 29 de MarÃo | 18h30   voltar

Antonio Arias, flauta | Carlos Casadó, clarinete | Salvador Puig, violino | Enrique Ferrández, violoncelo | Gerardo López Laguna, piano | Jesús Villa-Rojo, direcção musical | Obras de A. Piazzolla, E. Halftter, R. Díaz, A. Bertomeu, J. Villa-Rojo, E. Igoa, C. A. Bernaola e I. Urrutia



Programa
Astor Piazzolla
Tango del diablo *

Ernesto Halffter
Habanera *

Rafael DÃaz
Flamenco, op. 6 **

AgustÃn Bertomeu
Quinteto **

JesÃs Villa-Rojo
OraciÃn serena **

Enrique Igoa
Suite

Carmelo Alonso Bernaola
Homenaje GP **

Isabel Urrutia
Dharma **

*VersÃo realizada para o LIM
***Obra composta para o LIM


Antonio Arias (flauta), Carlos Casadà (clarinete), Salvador Puig (violino), Enrique FerrÃndez (violoncelo) Gerardo LÃpez Laguna (piano) e JesÃs Villa-Rojo (direcÃÃo musical)


LIM – LaboratÃrio de InterpretaÃÃo Musical

O LIM (LaboratÃrio de InterpretaÃÃo Musical) foi fundado em Novembro de 1975 com o firme propÃsito de aprofundar o estudo e a interpretaÃÃo da mÃsica do nosso tempo. Desde que foi apresentado em Madrid pelos seus membros fundadores (Esperanza Abad, Rafael GÃmez Senosiain e JesÃs Villa-Rojo), na presenÃa do pÃblico e da imprensa, da rÃdio e da televisÃo, o LIM nÃo mais cessou de enriquecer o seu trabalho cultural, tanto nas suas vertentes concertÃstica, cientÃfica e pedagÃgica, como na qualidade de organizador de ciclos regulares de concertos. Madrid, Bilbau (Festival de MÃsica do Século XX), Barcelona ou Pamplona, contam-se entre os muitos actos extraordinÃrios em que este agrupamento participou dentro das fronteiras de Espanha (com presenÃa regular nos Festivais Internacionais de Santander e de Granada, na Quinzena Musical de San SebastiÃn, em Salamanca, em Sevilha e em MÃlaga…) ou fora delas, com destaque especial para as frequentes digressÃes artÃsticas que levou a cabo pela ItÃlia, FranÃa, RÃssia e Hungria, Ãs quais se juntam também e muito especialmente as que efectuou por Porto Rico, Cuba, México e Brasil.
A capacidade de adaptaÃÃo do LIM a formaÃÃes exigidas pela mÃsica de cÃmara contemporÃnea em condiÃÃes de Ãptima qualidade interpretativa (Prémio Nacional do Disco) conferiu uma especial singularidade a cada uma das suas apresentaÃÃes pÃblicas. Essa singularidade formal tem ido desde o grupo de mÃsicos da sua composiÃÃo inicial até ao inovador quinteto de clarinetes, passando pela colaboraÃÃo de artistas plÃsticos ou de vÃdeo, mÃsica electro-acÃstica, apresentaÃÃo de solistas ou formaÃÃes de cÃmara tradicionais.
A ediÃÃo de discos (gravaÃÃes para as etiquetas RCA, CBS, Dial, Movieplay, RTVE, SGAE, LIM-BBK, para além da criaÃÃo de uma etiqueta prÃpria, a LIM-Records) e de bibliografia, como os LIM 75-85, LIM 85-95 e LIM2mil (uma sÃntese da mÃsica contemporÃnea em Espanha), tem servido para complementar os seus propÃsitos difusores. O natural aspecto pioneiro da mÃsica de vanguarda inclui evidentemente o compromisso da apresentaÃÃo de largas centenas de obras em estreia mundial, tanto em Espanha como no estrangeiro, em muitos casos escritas expressamente para este agrupamento.
O LIM, dirigido por JesÃs Villa-Rojo, tem contado com nomes tais os de GyÃrgy Ligeti, Olivier Messiaen, Goffredo Petrassi e Karlheinz Stockhausen como membros honorÃrios.
Entre os galardÃes que jà recebeu podem distinguir-se, entre outros, o Prémio Nacional do Disco (Ministério da Cultura de Espanha), o Prémio da Revista Ritmo, o Prémio do Leitor da Revista CD Compact, o Prémio de MÃsica de CÃmara CD Compact e o Prémio de InterpretaÃÃo da AssociaÃÃo Madrilena de Compositores.

JesÃs Villa-Rojo
Nascido em Brihuega (Guadalajara), em 1940, formou-se no ConservatÃrio Superior de MÃsica de Madrid e na Academia Internacional de Santa CecÃlia de Roma, com diplomas e prémios em vÃrias especialidades superiores e de aperfeiÃoamento, como intérprete, compositor e investigador. Além disso, obteve inÃmeros convites e bolsas de estudo provenientes de diversos paÃses, o que contribuiu para desenvolver a sua produÃÃo, quer como compositor, quer como investigador. Entre os livros e artigos teÃricos que escreveu e publicou destacam-se: El clarinete y sus posibilidades, Juegos grÃfico-musicales, El clarinete actual, Lectura musical (1 e 2) e NotaciÃn y grafÃa musical en el siglo XX.
Tem participado regularmente em festivais de mÃsica na Europa e na América, em muitos dos quais tem dado pela primeira vez a ouvir obras suas e de outros compositores. Entre os principais galardÃes com que jà foi distinguido merecem especial referÃncia o Prémio «Koussevitzky», o Prémio «Béla BartÃk», o Grande Prémio de Roma, o Prémio Nacional de MÃsica (1973 e 1994), o Prémio «Siglo Futuro» e a Palma das Artes Francesa. Além disso, conta com uma importante produÃÃo discogrÃfica (CBS, RCA, Naxos, Marco-Polo, Cramps Records, Stradivarius, Nova Musica, Hungaroton, e as séries BBK, LIM Records) a que se junta cerca de um milhar de gravaÃÃes radofÃnicas efectuadas, tanto em Espanha como em outros paÃses.
Foi director do Centro para a DifusÃo da MÃsica ContemporÃnea do Ministério da Cultura de Espanha e dirigiu igualmente o ConservatÃrio de Cuenca, grupos instrumentais e corais da CÃmara Municipal de Madrid, os Cursos Internacionais de MÃsica de Navarra, o Festival Internacional de MÃsica ContemporÃnea de Alicante e o festival «MÃsica en el Tiempo» de Barcelona. Refira-se ainda que integrou o Grupo de InvestigaÃÃo Instrumental do IRCAM do Centro Pompidou (Paris) e leccionou no Real ConservatÃrio Superior de MÃsica de Madrid. Actualmente dirige o LaboratÃrio de InterpretaÃÃo Musical (LIM) o Festival «BBK MÃsicas Actuales» do Museu Guggenheim de Bilbau e é vice-presidente da FundaÃÃo «Siglo Futuro». Em 2008 a Assembleia de Guadalajara atribui-lhe o tÃtulo de «Filho Predilecto».

Iniciativa: Oficina Musical
Apoios: FundaÃÃo Portuguesa das ComunicaÃÃes | Antena 2
Apoio à DivulgaÃÃo: Instituto Cervantes
ProduÃÃo: Juventude Musical Portuguesa
(JMP), 22-03-2010
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