Edições Histórico dos Concertos Notícias Contactos
Notícias [Arquivo]

  V Ciclo de ÃrgÃo | Igreja da Ameixoeira | 18 de Abril | 16h00   voltar

Jesús Gonzalo López, órgão | Obras de B. Iñiguez, M. Hilarión Eslava y Elizondo, V.Metón, N. Ledesma, D. Olleta, A. Simón

Programa

HilariÃn Eslava e a Escola RomÃntica Espanhola de ÃrgÃo

Buenaventura IÃiguez (1840-1902)
Entrada de procissÃo
ElevaÃÃo n.º 5 (Prece e AdoraÃÃo)

Miguel HilariÃn Eslava y Elizondo (1807-1878)
OfertÃrio n.º 8 (Sobre o hino «O! Gloriosa virginum»)

ValentÃn MetÃn (f. 1860)
ElevaÃÃo (AdoraÃÃo e Prece)

Miguel HilariÃn Eslava y Elizondo (1807-1878)
OfertÃrio n.º 9 (Sobre o hino «Ave maris stella»)

NicolÃs Ledesma (1791-1883)
Prece

Domingo Olleta (1819-1890)
Jogo de versos de primeiro tom

A. SimÃn (fl. séculos XIX-XX)
OfertÃrio

Miguel HilariÃn Eslava y Elizondo (1807-1878)
MeditaÃÃo

RepertÃrio LitÃrgico (princÃpios do século XX)
Salida

Miguel HilariÃn Eslava y Elizondo (1807-1878)
OfertÃrio n.º 5 (Sobre o hino «Pange lingua»)





JesÃs Gonzalo LÃpez
Natural de El Burgo de Osma (Soria), iniciou os estudos de mÃsica com Bienvenido GarcÃa, cÃnego organista desta vila episcopal, usufruindo da antiga tradiÃÃo de ensino praticado nas capelas musicais das catedrais espanholas. Entrou no mundo do ÃrgÃo por influÃncia de LucÃa RiaÃo estudando posteriormente ÃrgÃo e Cravo no ConservatÃrio Superior de MÃsica de SaragoÃa, na classe de José LuÃs GonzÃlez Uriol, complementando a sua formaÃÃo com Jan Willen Jansen (Cravo) e Macario Santiago Kastner (Musicologia). As influÃncias do musicÃlogo Pedro Calahorra e do gregorianista LuÃs Prensa mostraram-se decisivas no seu posterior desenvolvimento profissional.
Como intérprete, jà se apresentou por toda a Espanha, assim como noutros paÃses, nomeadamente em Inglaterra, Irlanda, LÃbano, FranÃa, SuÃÃa, EstÃnia, Andorra, Holanda, Portugal, Marrocos, ItÃlia e Uruguai. Conta no seu activo com doze gravaÃÃes em CD, além da publicaÃÃo de treze livros de temÃtica musicolÃgica e organolÃgica, e de vÃrios artigos a convite de revistas especializadas. MÃsico polifacetado, colaborou em montagens teatrais (Domus Aurea, Teatro La Luna, etc.), danÃa contemporÃnea (Ballet VÃctor Ullate), cinema de animaÃÃo (C. LÃpez), mÃsica tibetana e canto de harmÃnicos (Vox Vocis), etc.
Foi professor de Cravo no ConservatÃrio Superior de MÃsica de Salamanca de 1992 a 1994 e, em 1999, obteve por concurso o lugar definitivo de professor de Cravo no ConservatÃrio Profissional de MÃsica de SaragoÃa.
Desde hà cerca de vinte anos que é membro da secÃÃo de MÃsica Antiga da InstituiÃÃo Fernando, o CatÃlico, e professor do seu Curso Permanente de ÃrgÃo, sendo também da sua responsabilidade a coordenaÃÃo das Jornadas Internacionais de ÃrgÃo de AragÃo. Desde 1996 que pertence ao conselho de assessoria da revista aragonesa de musicologia Nasarre.
Realizou vÃrios trabalhos de assessoria em processos de restauro de ÃrgÃos histÃricos para a Junta de Castilla y LeÃn e para o Governo de SaragoÃa.
Técnico-assessor do Governo de AragÃo para o restauro de ÃrgÃos histÃricos desde 1999, é também presidente da AssociaÃÃo para a ConservaÃÃo do PatrimÃnio Musical Medieval de AragÃo, além de director artÃstico da colecÃÃo discogrÃfica «Ãrganos HistÃricos en AragÃn» e da colecÃÃo, em formato-livro, intitulada Patrimonio Musical Aragonés. Em 2002, patrocinado pelo Governo de AragÃo, comeÃou a dirigir o projecto de catalogaÃÃo de ÃrgÃos «PETRUS - Ãrganos HistÃricos en AragÃn para el siglo XXI». Ã, desde o VerÃo de 2008, professor do Curso de ÃrgÃo de Briones na Rioja.

Iniciativa: Academia de Santa CecÃlia
Apoio: Antena 2
Apoio à ProduÃÃo: Juventude Musical Portuguesa
(JMP), 11-04-2010
Copyright © 2006-2018 Grupo MediaMaster. Todos os direitos reservados.