Edições Histórico dos Concertos Notícias Contactos
Notícias [Arquivo]

  Palácio Foz | Recital de Violino e Piano | 17 de Maio | 18h30   voltar

Otto Pereira, violino | João Crisóstomo, piano | Obras de L. van Beethoven, P. Sarasate, P. Hadjiev, F. Lopes Graça, G. Enescu

Programa

I
Ludwig van Beethoven
Sonata para piano e violino, op. 12 n.º 2

Pablo de Sarasate
Fantasia sobre temas da Carmen, op. 25

Parashkev Hadjiev
Suite para violino e piano


II
Fernando Lopes Graça
Prelúdio, Capricho e Galope

George Enescu
Sonata para violino e piano n.º 3, op. 25



Otto Michael Pereira
Nascido em 1983 em Sófia (Bulgária), iniciou os seus estudos musicais com o seu irmão, Emilian Petrov, terminando em 2001 o curso de Violino do Conservatório Regional do Algarve, sob a orientação de Rui Gonçalves. No mesmo ano ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe de Liviu Scripcaru, onde viria a concluir a sua licenciatura, em 2006, com a classificação de 20 valores.Tem-se apresentado em vários festivais nacionais e internacionais, integrado em diversas orquestras ou agrupamentos de câmara.Em 2005 foi vencedor do Prémio Jovens Músicos, sendo-lhe atribuído o Prémio «Maestro Silva Pereira» após a sua apresentação a solo com a Orquestra Gulbenkian.Tem actuado regularmente em recitais a solo, de câmara e com orquestra, nomeadamente com a Orquestra Académica Metropolitana, a Orquestra de Câmara de Sintra, a Orquestra A2M, a Nova Orquestra de Lisboa e a Orquestra do Algarve. É membro do Ensemble 20/21, do Tetraktis Ensemble e do quarteto de cordas Tempus e, de 2006 a 2008, integrou a Orquestra da União Europeia. Entre 2004 e 2006 foi concertino da Orquestra de Câmara de Sintra e, actualmente, é concertino da Orquestra A2M. Em duo com o pianista João Crisóstomo fez-se ouvir em recital na Casa da Música e na Fundação Calouste Gulbenkian. Foi bolseiro da Associação Música – Educação e Cultura e da Fundação Calouste Gulbenkian e, desde a temporada de 2007/2008, faz parte a Orquestra Gulbenkian.



João Crisóstomo
Nascido em Lisboa, iniciou os seus estudos de Piano com Aurélia Bastos. No Conservatório Nacional estudou com Ana Sousa Lima e, na Escola Superior de Música de Lisboa, com Jorge Moyano. Em 1999, foi viver para Düsseldorf, na Alemanha, onde prosseguiu os seus estudos na Robert Schumann Hochschule, com o pianista Roberto Szidon. O contacto com músicos como João Paulo Santos, Fernando Eldoro, Igor Lebedev, Ida Bieler, Thomas Brandis, Johannes Goritzki, Claus-Christian Schuster e Gerhard Schulz, foram relevantes para a sua formação artística. Apresentou-se em recital como solista e em diversas formações de câmara. Colaborou com o maestro José Atalaya, actuou a solo com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e com a Orquestra Sinfónica Portuguesa. Como pianista correpetidor participou em diversas produções teatrais. Destaca-se a ópera-musical Sweeney Todd, de Stephen Sondheim, encenada por João Lourenço, no Teatro Aberto, em Lisboa. Realizou, juntamente com o pianista Helder Marques, um concerto dedicado a jovens intérpretes, integrado na temporada do Teatro Nacional de São Carlos de 2005. Em duo com o violinista Otto Pereira, realizou recitais na Casa da Música e na Fundação Calouste Gulbenkian.
(JMP), 11-05-2010
Copyright © 2006-2017 Grupo MediaMaster. Todos os direitos reservados.