Edições Histórico dos Concertos Notícias Contactos
Notícias [Arquivo]

  Palácio Foz | Recital de Canto, Trompa e Piano | 19 de Maio | 18h00   voltar

Ângela Silva, soprano | Paulo Guerreiro, trompa | Francisco Sassetti, piano | Obras de E. Carrapatoso, A. Rebello Neves, J. Francisco Nascimento, V. Pearce de Azevedo, A. Victorino d'Almeida

Programa

Eurico Carrapatoso (n. 1962)
Melodias em forma de bruma (melodias populares dos Açores)
Olhos negros (Ilha Terceira)
Bravo (Ilha Terceira)
Líria (Ilha Terceira)
Balho micaelense (Ilha de São Miguel)
Ó meu bem (Ilha Terceira)
Sericotão (Ilha da Graciosa)
Choradinha (Ilha da Graciosa)

António Rebello Neves (1874-1957)
Ecos da Serra (Bernardo Passos)
Partindo-se (João Roiz Castel-Branco)
Cantiga de embalar (António Botto)
Embalando um coração (Bernardo Passos)
À luz dos olhos teus (Schiappa Roby)

João Francisco Nascimento (n. 1957)
Nossa Senhora das Neves (melodia popular de Mértola)
Gabriela

Vasco Pearce de Azevedo (n. 1961)
Salvaterra me desterra (melodia popular da Beira-Baixa)
Bela Aurora (melodia popular da Ilha de São Miguel)

António Victorino d’Almeida (n. 1940)
Quatro canções sobre textos de José Carlos Gonzalez
Por vezes uma nuvem
Uma longa despedida
O malabarista
Vocalizo



Ângela Silva
Nascida em Lagos, é licenciada em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa e frequentou o Trinity College of Music, em Londres, fazendo uma pós-graduação e uma pós-graduação avançada naquela disciplina, na qualidade de bolseira daquele estabelecimento de ensino. Também em Londres frequentou um curso de ópera na City Lit University. Já encarnou diversos papéis em ópera e oratória, e tem-se apresentado como solista em concertos e recitais em Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido, Grécia, Bélgica e França. Também como solista tem cantado obras de diversos compositores (especialmente portugueses), na Antena 1, Antena 2, SIC, RTP e Rádio Renascença. Conta com dois troféus, cinco primeiros prémios e três segundos prémios conquistados em Inglaterra. Ângela Silva, em conjunto com o trompista Paulo Guerreiro e o pianista Francisco Sassetti, gravou em 2009 para a Editora Numérica o CD intitulado «Brumas», no qual interpreta obras maioritariamente inéditas de compositores portugueses.

Paulo Guerreiro
Licenciado em Trompa pela Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (ESART), ocupa actualmente a posição de primeiro trompa (coordenador de naipe) da Orquestra Sinfónica Portuguesa e é membro da Orquestra Barroca Divino Sospiro. Foi aluno de António Costa e de Jonathan Luxton na Escola de Música do Conservatório Nacional e na Escola Superior de Música respectivamente. Em 1990 foi membro efectivo da Orquestra de Jovens da Comunidade Europeia. É membro do Quinteto Flamen, com o qual já participou em diversos concertos em Portugal e no Festival Internacional de Música de Macau. Leccionou Trompa e Música de Câmara na Escola Profissional de Música de Almada e nos Cursos de Música de Loures, tendo também ministrado masterclasses em várias cidades do País. Actualmente lecciona Trompa e Música de Câmara na licenciatura em Música do Instituto «Jean Piaget», em Almada, e na ESART.

Francisco Sassetti
Natural de Lisboa, iniciou os seus estudos musicais com Maria Fernanda Costa. Estudou ainda com Dinorah Leitão e Tania Achot. Na Universidade de Cincinnati, na classe de Eugene Pridonoff, obteve em 2005 o mestrado em «Piano Performance». Iniciou a carreira de concertista em 1998, em Lisboa, no Teatro de São Luiz, e desde então já se apresentou por todo o País e ainda em Espanha, França, Bélgica, EUA e Uruguai. Tem, nos últimos anos, colaborado com a Fundação Calouste Gulbenkian em diversos recitais para crianças como músico-actor, e gravou, com a cantora alemã Ute Lemper, para o filme Aurelien. Mais recentemente, com Maria João, gravou um disco com música de Emanuel Andrade. Francisco Sassetti é, actualmente, pianista acompanhador da Escola Superior de Música de Lisboa e da Academia Nacional Superior de Orquestra (Orquestra Metropolitana de Lisboa).



(JMP), 13-05-2010
Copyright © 2006-2017 Grupo MediaMaster. Todos os direitos reservados.