Edições Histórico dos Concertos Notícias Contactos
Notícias [Arquivo]

  Palácio Foz, 16 de Julho de 2008, 18h30   voltar

HOMENAGEM A MADALENA SÁ E COSTA

Recital de Violoncelo
J. S. Bach
Paulo Gaio Lima

Apresentação do livro Memórias e Recordações
Madalena Sá e Costa, autora
João Maria de Freitas Branco, moderador

Madalena Sá e Costa, violoncelista
(Porto, 20 Novembro, 1915)

Filha dos pianistas Leonilda Moreira de Sá e Costa e Luís Costa. Foi discípula de Guilhermina Suggia (1929-39) e antes, de seu pai Augusto Suggia. Concluiu o curso de violoncelo com Isaura Pavia de Magalhães no Conservatório Nacional (1940), complementando a sua formação com Paul Grümmer (em Potsdam, 1936 a 39), Gaspar Cassadó (Paris), Sandor Végh e Pablo Casals (cursos de verão em Zermatt, Suíça, 1951 e 55), Maurice Eisenberg e A. Janigro (Cursos de Cascais).
Obteve os prémios Orpheon Portuense (1939), Emissora Nacional (1943), Morrisson da Fundação Harriet Cohen (1958), Guilhermina Suggia, SNI (exaequo, 1966).
Com sua irmã Helena Sá e Costa manteve durante 50 anos um duo tendo tocado em Portugal incluindo Açores e Madeira, Angola, Espanha, Alemanha, Suíça e Bélgica. Também com sua irmã e Henri Mouton (violino) fez parte do Trio Portugália que posteriormente, com a participação do violetista belga François Broos, constituiu o Quarteto do mesmo nome.
Deu primeiras audições de obras de Cláudio Carneiro, Frederico de Freitas, J. Braga Santos, Luís Costa e Armando José Fernandes.
Colaborou nas Sociedades de Concertos Orpheon Portuense, Círculo de Cultura Musical, Pró-Arte, Juventude Musical, actuando também na Rádio e Televisão.
Tocou com orquestras sob a direcção dos Maestros Pedro de Freitas Branco, Frederico de Freitas, Ivo Cruz, Fritz Riegger, Jacques Pernood, Gunther Arglebe, Ferreira Lobo, Pedro Blanch e Silva Pereira.
Integrou a Orquestra Sinfónica da EN (1966-84), Instrumentistas de Câmara da Orquestra Sinfónica do Porto (1970) e a Camerata Musical do Porto, que fundou (1979-89).
Desenvolveu notável acção pedagógica no Conservatório de Música do Porto (1944-82). Foi também professora do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (1961-76), dirigindo ainda cursos nos Conservatórios de Música de Vila Nova de Gaia, Lagos e Portimão e Academia de Barcelos.
Como herdeira do legado musical de Guilhermina Suggia deu continuidade em Portugal aos seus ensinamentos.
Participou em diversos festivais (Sintra, Póvoa de Varzim, Matosinhos, Guimarães) e em júris de Concursos (Eisenberg, Covilhã e Juventudes Musicais).
É Directora artística dos Cursos de Música Luiz Costa (1999 2008) em Fralães - Barcelos, localidade onde nasceu seu Pai Luís Costa, pianista, pedagogo e compositor.



Entrada Livre
(JMP), 10-07-2008
Copyright © 2006-2024 Grupo MediaMaster. Todos os direitos reservados.