Edições Histórico dos Concertos Notícias Contactos
Notícias [Arquivo]

  Palácio Foz, Recital de Música de Câmara, 21 de Julho de 2008 - 18h30   voltar

Duo Vienalis -Ana Cosme, piano -Luís Morais, violino

Obras de O. Messiaen, F. Lopes Graça, C. Debussy, A. Dvorak, V. Monti, J. T. Williams, C. Gardel, J. Massenet e F. Kreisler


Ana Cosme
Piano

«Ana Cosme, promissora solista portuguesa» – assim se refere o comentário crítico de Georges Gad, chefe de redacção da prestigiada revista Le Monde de la Musique (Outubro de 2001), acerca da actuação de Ana Cosme no Festival Internacional de Música de Coimbra de 2001, como solista no Concerto n.º 2, para Piano e Orquestra, de Saint-Saëns, com a Orquestra da ESMAE, sob a direcção de António Saiote.
Nascida em 1981, em Cascais, iniciou os estudos de Piano aos 7 anos de idade, sob a orientação de Maria de Lourdes Garcia. Aos 10 anos ingressou na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, na classe da pianista norueguesa Anne Kaasa. Permaneceu neste estabelecimento de ensino até 1998, havendo concluído o 8.º grau do seu instrumento com a classificação de 20 valores. No mesmo ano, a fim de se aperfeiçoar junto de Marija Köhler, foi admitida da Universidade de Música e Artes Dramáticas de Viena, onde viria também a fazer o mestrado em Piano e Pedagogia Instrumental (Novembro de 2005) com distinção, e a obter o grau académico de «Magister Artium». A sua tese teve por enfoque a obra do compositor Fernando Lopes Graça, especialmente a sua relação entre a música tradicional e a música erudita. Tem participado em masterclasses de piano em Portugal, França e Áustria, ministradas por Edson Elias, Vladimir Viardo, Alexander Jenner, Tania Achot, Erik Tawaststjerna, Elisabeth Leonskaja, e em cursos de música contemporânea regidos por Markus Hinterhäuser, Christian Wolff e Manon-Liu Winter.
Ao longo da sua carreira tem dado inúmeros recitais a solo, assim como integrada em diversas formações de câmara e como solista com orquestra. Estes incluem gravações e transmissões para a rádio portuguesa (Antena 2). Também já se apresentou no Concurso de Piano «Maria Campina», onde obteve o 3.º Prémio na Categoria B (1997) e o 1.º Prémio ex-aequo na categoria A (Nível Superior), em 2002. Foi ainda finalista no III Concurso Internacional de Piano «Grieg-Nepomuceno» (Brasília, 2007).
Em 2005, juntamente com o violinista Luís Morais, formou o Duo Vienalis, com o qual se tem apresentado em concertos na Áustria e em Portugal.
Paralelamente à sua actividade de concertista, Ana Cosme desempenha no presente as funções de professora de Piano no Studio Allegria, em Viena.


Luís Morais
Violino

Nascido em 1977, em Lisboa, com sete anos de idade recebeu as primeiras lições de Violino de Helga-Marie Knava (Escola Superior de Música e Arte Dramática de Viena), após o que foi várias vezes premiado nos Concursos da Juventude Musical Portuguesa. Entre 1994 e 2004, na Escola Superior de Música de Viena, na classe de Isidora Romanoff-Schwarzberg, fez o curso de concertista daquele instrumento e, em Novembro de 2004, concluiu os seus estudos com classificação máxima, sendo-lhe então atribuído o grau académico de «Magister Artium».
Foi solista em inúmeros concertos, gravações e tournées e já tocou com orquestras e agrupamentos internacionais. Participou também em cursos e masterclasses regidas pelos violinistas Ernst Kovacic, Norbert Brainin (Amadeus Quartett), Charles Castleman (Eastman School USA), entre outros. Em 1998 passou a ser concertino da Bundesländer Philharmonie Wien e primeiro-violino do Quarteto Arcadia (Quarteto Anthropos, na altura), formação de cordas constituída em parceria com colegas seus da Escola Superior de Música de Viena. Até Julho de 2000 foi bolseiro (Bolsa «Marquesa de Cadaval») do Ministério da Cultura português.
É membro dos agrupamentos Wiener Bachsolisten, Donau-Philharmonie Wien, Concilium Musicum Wien e do Ensemble Neue Streicher, com o qual gravou um CD, saído a público em 2006, por ocasião das comemorações do Ano Mozart. Com a pianista Ana Cosme, formou, em 2005, o Duo Vienalis, que se tem apresentado em concertos na Áustria e em Portugal, havendo efectuado, em Dezembro de 2007, uma gravação para a RDP (Antena 2). Luís Morais é, actualmente, professor das disciplinas de Violino e de Música de Câmara na Escola de Música «J. S. Bach» e no Studio Allegria, em Viena.

Entrada Livre
(JMP), 17-07-2008
Copyright © 2006-2024 Grupo MediaMaster. Todos os direitos reservados.