Edições Histórico dos Concertos Notícias Contactos
Notícias [Arquivo]

  Palácio Foz, Recital de Alaúde, 14 de Dezembro de 2008 - 16h30   voltar

- Miguel Serdoura, alaúde

Obras de A. Falckenhagen, J. B. Hagen e C. G. Scheidler
Entrada Livre

Miguel Serdoura
Nasceu em Lisboa, onde iniciou os seus estudos musicais, e obteve, em 1994, o diploma do Curso Geral de Guitarra Clássica. Em 1995 foi residir para Paris, aí se havendo dedicado ao estudo do alaúde. Mais tarde, seria admitido no Departamento de Música Antiga do Conservatório Superior da capital francesa, na classe de Claire Antonini, discípula de Eugène Ferré, onde permaneceu três anos lectivos.
Entre 1999 e 2004, na Schola Cantorum Basiliensis (Suíça), aperfeiçoou-se junto de Hopkinson Smith, mestre incontestável do alaúde e internacionalmente reconhecido, que a seu respeito viria a dizer, em 2005, o seguinte: «Miguel Serdoura é um apaixonado e inteligente músico que merece ser ouvido em todo o Mundo». Em simultâneo, frequentou diversas masterclasses do seu instrumento, ministradas por Rolf Lisveland e outros prestigiados artistas.
No ano de 2000 apresentou-se num documentário televisivo sobre o alaúde e o alaúdista Hopkinson Smith, documentário esse que viria a ser transmitido pelos canais Arte, Mezzo, Classica, RTBF, TSR e TVE.
Já se deu a ouvir em recitais a solo na Alemanha, França, Reino-Unido, Portugal, Bélgica, Suíça, EUA e República Popular da China.
Professor de alaúde renascentista e barroco em Paris, é também autor de um método para alaúde barroco (Méthode de Luth Baroque), cujas edições, em francês e inglês, da responsabilidade da Ut Orpheus, acabaram de sair a público. Ainda no âmbito da pedagogia, participa regularmente em concertos-conferência no Musée de la Musique-Cité de la Musique, em Paris. Gravou recentemente, para a etiqueta holandesa Brilliant Classics, o seu primeiro CD, que tem por título «Les Baricades Mystérieuses», inteiramente preenchido com chaconnes de compositores do Barroco francês e alemão.
Miguel Serdoura toca em alaúdes construídos pelo violeiro Cezar Mateus, estabelecido em Princeton (EUA), e as cordas que utiliza são do fabrico de Mimmo Peruffo, de Vicenza, Itália.

Programa

I
A. Falckenhagen
Sonata em Sol Menor
Largo
Allegro un poco
A tempo giusto


J. B. Hagen
Sonata em Si bemol Maior
Andante
Allegro ma non tropo
Allegretto


C. G. Scheidler
Tema e Variações sobre o «Champagnerlied» de Don Giovanni


II

A. Falckenhagen
Sonata em Mi bemol Maior
Largo
Allegro un pouco
Vivace


J. B. Hagen
Sonate em Fá Menor
Largo
Allegro
Gustoso

(JMP), 05-12-2008
Copyright © 2006-2024 Grupo MediaMaster. Todos os direitos reservados.