Edições Histórico dos Concertos Notícias Contactos
Notícias [Arquivo]

  Palácio Foz, Recital de Canto e Piano, 21 de Janeiro de 2009 - 18h30   voltar

Ciclo "Zarzuela" - Károly Szemerédy, barítono - Pilar Gallo, piano



Obras de A. Ginastera, C. Guastavino, A. Piazzolla, F. Moreno Torroba,
J. Guerrero, E. Halffter, J. Rodrigo e Reveriano Soutullo/Juan Vert

Co-Produção JMP, Instituto Cervantes e Embaixada de Espanha
Apoio Fundação Jacinto e Inocencio Guerrero

Entrada Livre
+Info

Károly Szemerédy
Nascido em Budapeste, graduou-se pela Universidade «Corvinus» daquela cidade e pelo Colégio do Comércio, Turismo e Relações, ali havendo obtido o mestrado em Relações Internacionais. A fim de se doutorar nesta matéria, o Banco Nacional da Hungria concedeu-lhe uma bolsa de estudo.
Para além do seu idioma nativo, fala com fluência inglês, italiano e espanhol.
Iniciou os seus estudos musicais aos onze anos de idade no Coro Infantil da Ópera Nacional de Budapeste, com o qual actuou durante seis anos. Seguidamente, recebeu lições de Canto de Margit László, maestrina titular daquele Teatro.
Em 1997 foi galardoado com o 1.º Prémio do Concurso «Cantores de Budapeste», no ano seguinte com o 1.º Prémio do Concurso «Cantores da Hungria» e, em 2001, ganhou o concurso televisivo «A Voz do Ano».
Entre 2002 e 2005 apresentou-se em inúmeros concertos ao lado de artistas consagrados, tais como Veronika Kincses, Kolos Kováts e Xavér Varnus. Ainda em 2005, depois de ter integrado o Estúdio da Ópera Nacional de Budapeste, matriculou-se em Setembro na Escola Superior de Canto de Madrid, onde frequentou as classes de Manuel Cid e de Paloma Camacho. Paralelamente, participou em masterclasses regidas por Teresa Berganza e Roberto Scandiuzzi.
Entre as suas actuações líricas, contam-se os papéis de «Vidal Hernando» (Luisa Fernanda – F. M. Torroba), «Don Giovanni» (Don Giovanni – W. A. Mozart), «Colàs» (Bastien und Bastienne – W. A. Mozart), «Coline» (La Bohème – G. Puccini), «Melchior» (Amahl and the Night Visitors – G. C. Menotti), Don Basilio (Il Barbiere di Siviglia – G. Rossini), e, em Setembro de 2007, foi «Levitsky» (Boris Godunov – M. Mussorgski), por ocasião da sua estreia no Teatro Real de Madrid.
Já teve a honra de cantar diversas vezes para Sua Majestade a Rainha D. Sofia. Participou na banda sonora do filme lo Don Giovanni, de Carlos Saura, e na montagem da produção de Il Barbiere di Siviglia, no Teatro Real de Madrid, onde voltou a ser «Don Basilio».
Em 2008 foi finalista do Concurso Internacional de Canto Belvedere, celebrado em Viena, e arrebatou o 3.º Prémio do Concurso Internacional Operalia, promovido por Plácido Domingo, cujas provas finais tiveram lugar nesse ano no Québec (Canadá). Anteriormente havia conquistado, em Março, o 1.º Prémio do Concurso Internacional de Canto «Acisclo Fernández Carriedo», organizado pela Fundación Jacinto e Inocencio Guerrero. Este galardão proporcionar-lhe-á actuar proximamente no Teatro da Zarzuela de Madrid e no Teatro Campoamor de Oviedo, assim como realizar uma tournée de concertos por Espanha.

(JMP), 13-01-2009
Copyright © 2006-2024 Grupo MediaMaster. Todos os direitos reservados.