Edições Histórico dos Concertos Notícias Contactos
Notícias [Arquivo]

  Palácio Foz, Recital de Piano, 9 de Fevereiro - 18h30   voltar

- Joana Gama, piano

Obras de J. S. Bach, H. Villa-Lobos, F. Lopes Graça e L. van Beethoven



Nascida em 1983, em Braga, ingressou aos 5 anos de idade no Conservatório de Música «Calouste Gulbenkian», onde estudou Piano com Ema Pais Martins, Ana Rita Lima e João Paulo Teixeira. Seguidamente, aperfeiçoou-se na Royal Academy of Music (Londres), na classe de Vanessa Latarche, e, em 2005, terminou a licenciatura em Piano na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), sob a orientação de Tania Achot. Nesse mesmo ano fez-se ouvir no Palácio Nacional da Ajuda, no Concerto em Sol, de Maurice Ravel, acompanhada pela Orquestra da ESML, sob a direcção de Vasco Pearce de Azevedo.
No concurso Prémio Jovens Músicos/Antena 2, conquistou o 1.º Prémio nas categorias de piano – nível superior (2008) e acompanhamento de piano (2005). Obteve ainda o 3.º Prémio na categoria de música de câmara – nível superior (2004). Em 2008 foi solista, com a Orquestra Gulbenkian, no Concerto dos Laureados daquele concurso, na Casa da Música. Gravou diversas vezes para a Antena 2.
A solo ou em conjunto, apresentou-se no Salão Nobre do Teatro Nacional de São Carlos, na Sala dos Espelhos do Palácio Foz, no Museu Gulbenkian, no Jardim de Inverno do Teatro de S. Luiz ou na Sala 2 de Casa da Música. Privilegia o repertório dos séculos XX e XXI, nomeadamente através da estreia, e consequente inclusão nos seus concertos, de obras de compositores portugueses, tendo sido convidada para tocar a solo no «Festival Música Portuguesa, Hoje», realizado em Julho de 2008, no Centro Cultural de Belém.
Desde 2005 que actua regularmente com Orquestra Metropolitana de Lisboa e já integrou a Orquestra Sinfónica Juvenil na estreia de obras de Christopher Bochmann.
Resultante da sua colaboração com a coreógrafa Tânia Carvalho, estreou recentemente o projecto «Danza Ricercata», que envolve música e dança.
Professora de Piano no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa, Joana Gama frequenta igualmente o mestrado em Interpretação na Universidade de Évora, sob a orientação de António Rosado.


Programa

I

J. S. Bach
Fantasia Cromática e Fuga, em Ré Menor, BWV. 903

H. Villa-Lobos
Bachianas Brasileiras n.º 4
I. Prelúdio (Introdução)
I. Coral (Canto do Sertão)
III. Ária (Cantiga)
IV. Dança (Miudinho)

II

F. Lopes Graça
In Memoriam Béla Bartók, op. 126
I. Prelúdio
II. Vesperal
III. Contradança
IV. Barcarola
V. Loa
VI. Tocatina

L. van Beethoven
Sonata n.º 3, em Lá bemol Maior, op. 110
Moderato cantabile molto espressivo
Allegro molto
Adagio ma non troppo
Fuga: Allegro ma non troppo




(JMP), 29-01-2009
Copyright © 2006-2024 Grupo MediaMaster. Todos os direitos reservados.