Edições Histórico dos Concertos Notícias Contactos
Notícias [Arquivo]

  Igreja Paroquial da Ameixoeira, IV Ciclo de Concertos de Órgão, 8 de Março - 16h00   voltar

-José Luis González Uriol, órgão

Obras de A. de Cabezón, S. Aguilera de Heredia, P. Nassarre, M. Cosuenda, J. Lidón, R. Ferreñac, L. P. Bráviz e J. Guridi

A. de Cabezón
Diferencias sobre «La Gallarda Milanesa»

S. Aguilera de Heredia
Salve de Primer Tono por La, Sol, Ré
Vajo de Primer Tono

P. Nassarre
Tocata de Primer Tono

M. Cosuenda
Sonata em Ré Maior

J. Lidón
Ave Maris Stella

R. Ferreñac
Minuete com Variações

L. P. Bráviz
Meditatio

J. Guridi
Variações sobre um Tema Basco




José Luis González Uriol
Nasceu em Espanha, na cidade de Saragoça. Foi professor catedrático de Órgão e Cravo no Conservatório Superior de Música de Saragoça de 1985 a 2007, onde desempenhou por várias vezes o cargo de director. Intérprete de prestígio indiscutível, é internacionalmente reconhecido como especialista em música antiga para tecla.
Aperfeiçoou os seus estudos musicais com Montserrat Torrent (Barcelona), Macario Santiago Kastner (Lisboa), Luigi Ferdinando Tagliavini (Bolonha) e Gustav Leonhardt (Amesterdão).
Convidado pelos festivais internacionais e centros musicais mais importantes do mundo, a sua carreira concertística levou-o já aos cinco continentes. Participou como júri nos mais prestigiados concursos da Europa e Japão.
Como especialista de música antiga espanhola realizou numerosas gravações discográficas, entre as quais se destaca o duplo CD dedicado a Antonio de Cabezón, gravado nos órgãos históricos mais importantes da Europa.
É organista titular do órgão histórico «José de Sesma» (1692) do Patio de la Infanta e do órgão «Spaeth» da Real Capela de Santa Isabel de Portugal em Saragoça, Conselheiro numerário da Institución Fernando el Católico e fundador da secção de música antiga desta instituição, e director artístico do Curso e Festival de Música Antiga de Daroca desde 1979.
É detentor da Cruz de Afonso X, o Sábio e da Medalha de Ouro da Câmara de Aragão, pelo seu reconhecido trabalho ao serviço da música em Aragão.

ORGANIZAÇÃO:
Academia de Música de Santa Cecília

EM COLABORAÇÃO COM:
Juventude Musical Portuguesa

APOIOS:
Instituto Cervantes
Antena 2
Tivoli Hotels & Resorts
(JMP), 03-03-2008
Copyright © 2006-2019 Grupo MediaMaster. Todos os direitos reservados.