Edições Histórico dos Concertos Notícias Contactos
Notícias [Arquivo]

  Palácio Foz, Recital de Guitarra, 20 de Abril - 18h30   voltar

-Francesco Luciani |Obras de F. da Milano, J. S. Bach, F. Sor, P. Bellinati, A. Ramirez e F. Moreno-Torroba



Francesco Luciani
Nascido em Avezzano, Itália, cedo iniciou os seus estudos de Guitarra Clássica como aluno de Filippo Rizzuto, no Conservatório Superior de Música «A. Casella», na vizinha cidade de L’Aquila, para onde foi residir ainda muito jovem. Intercalando a sua aprendizagem com concertos no seu país, em 2002 concluiu, sempre sob a orientação Filippo Rizzuto, o curso superior do seu instrumento, com a nota máxima, passando a apostar no desenvolvimento e melhoria da sua formação artística, o que o levaria a frequentar masterclasses ministradas por Bruno Battisti D’Amario, Eduardo Isaac e Gerardo Nuñez, junto do qual fez uma incursão pelo universo da guitarra flamenca.
No final de 2002 transferiu-se para Portugal, onde começou por dar aulas no Conservatório – Escola de Artes do Funchal, e apresentou-se em alguns concertos, de que se destaca um que deu para a RTP/Madeira. Em 2003, fixou-se em Lisboa, onde, além de ter concluído na respectiva Escola Superior de Música a sua licenciatura, nas classes de José Piñeiro Nagy-Draskovich (Guitarra) e de Olga Prats (Música de Câmara), deu inicio a uma série de concertos que o levaram a actuar na Casa da América Latina, no Museu de Arte Antiga, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e no Museu da Música Portuguesa – Casa Verdades de Faria, havendo-se dado ainda a ouvir num concerto para a Antena 2.
A sua carreira de concertista, dividida entre Portugal e a Itália, levou-o também a várias cidades do País como Albufeira, Porto, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Sernancelhe e Portalegre, e de Itália, nomeadamente Roma, Macerata, L’Aquila, Milão, Siena, Parma, Bisceglie e Fontecchio. Mais recentemente, actuou na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, no Museu da Música de Lisboa e no Palácio Fronteira.
Francesco Luciani reparte actualmente o seu tempo entre a actividade de concertista e a de professor, ensinando na Escola de Artes do Norte Alentejano.

Programa

I

Francesco da Milano
Ricercare «La Campagna»

Johann Sebastian Bach
Suite, em Sol Menor, BWV 995
Preludio -Presto
Allemande
Courante
Sarabande
Gavotte I
Gavotte II en Rondeau
Gigue

Fernando Sor
Grande Sonata, op. 22
Allegro
Adagio
Minuetto -Allegro
Rondó -Allegretto


II

Paulo Bellinati
Suite Contatos
Cadencia
Contatos
Alba
Pau de Chuva
Les Jambes

Ariel Ramirez
Alfonsina y el Mar

Federico Moreno-Torroba
Suite Castellana
Fandanguillo
Arada
Danza

Entrada Livre
(JMP), 02-04-2009
Copyright © 2006-2019 Grupo MediaMaster. Todos os direitos reservados.