Edições Histórico dos Concertos Notícias Contactos
Programa
11 a 27 de Setembro de 1998
Festivais de Órgão
I Festival Internacional de Órgão de Lisboa

Em 1994, sob a égide da Lisboa'94 - Capital Europeia de Cultura, foram restaurados os órgãos históricos da Igreja de São Vicente de Fora e da Basílica dos Mártires em Lisboa. Em torno destes dois importantes restauros, foi também organizado um ciclo de concertos de órgão que contou com mais de vinte recitais em diversos instrumentos da capital.
Por outro lado, todas as actividades desenvolvidas em 1994, sobretudo o restauro do órgão de São Vicente de Fora (verdadeiro ex-libris da organaria portuguesa) e o Encontro Internacional de Órgão, levado a cabo em Mafra pelo Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico em Dezembro daquele ano, vieram despertar o interesse nacional e internacional para o importante património organístico de Portugal, e, em particular, de Lisboa.

A criação de um Festival Internacional de Órgão em Lisboa pretende fazer face a um certo vazio que se sente nesta área da cultura lisboeta e simultaneamente encetar uma relação de intercâmbio com outras regiões europeias possuidoras de órgãos históricos, beneficiando da sua experiência e dando a conhecer a riqueza do património português. Neste sentido, no passado dia 11 de Outubro de 1997, a cidade de Lisboa assinou com as cidades de Saragoça (Espanha), Toulouse (França), Treviso (Itália), Roskilde (Dinamarca), Alkmaar (Holanda) e Innsbrück (Áustria) um protocolo de cooperação que deu origem ao Comité Europeu de Cidades com Órgãos Históricos.

O Festival Internacional de Órgão de Lisboa é, nesta sua primeira edição, organizado em estreita colaboração com Toulouse, cidade cuja edilidade está firmemente empenhada na salvaguarda do património organístico e onde, desde 1996, se realiza o Festival Toulouse les Orgues, cuja edição de 1998 é dedicada à Música Ibérica. Também neste ano, o Festival Toulouse les Orgues e o Festival Organistico Internazionale di Treviso incluem nos seus programas uma deslocação a Lisboa para proporcionar ao seu público a audição dos últimos cinco concertos do Festival de Lisboa.

Por outro lado, a temática do Festival Internacional de Órgão de Lisboa gira em torno da música portuguesa e francesa. Assim, conta-se com a presença de figuras centrais do panorama organístico francês (Michel Chapuis, Olivier Latry, Francis Chapelet), bem como de nomes representativos da cena organística portuguesa, actuando a solo ou em colaboração com alguns dos mais prestigiados agrupamentos nacionais.


João Vaz • António Duarte
Directores Artísticos

Copyright © 2006-2017 Grupo Megaglobal. Todos os direitos reservados.