Edições Histórico dos Concertos Notícias Contactos
Programa
12 a 30 de Setembro de 2002
Intérpretes
Festivais de Órgão
V Festival Internacional de Órgão de Lisboa

O Festival Internacional de Órgão de Lisboa perfaz o seu quinto ano de existência. Ao longo de meia centena de manifestações oferecidas nas suas últimas quatro edições, o público, de muitos milhares de pessoas, pôde ouvir alguns dos mais significativos nomes da cena organística nacional e internacional.
Sendo um acontecimento já firmemente estabelecido na vida musical lisboeta, o Festival Internacional de Órgão de Lisboa apresenta, como em anos anteriores, uma programação diversificada que conta com figuras de grande relevo.

Programas de música francesa, alemã, italiana e espanhola serão apresentados por especialistas como Jean Boyer, Harald Vogel, Luca Scandali, Roberto Fresco e Oscar Candendo. Um recital de guitarra e órgão será apresentado por Saša Dejanovic e María Soledad Mendive. Antoine Sibertin-Blanc executará um programa inteiramente dedicado a Maurice Duruflé e a Frederico de Freitas, dois compositores de cujo nascimento se celebra este ano o centenário e que também farão parte do programa do concerto de encerramento, que conta com a já tradicional participação da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

A música sacra peninsular seiscentista e setecentista ocupa também um espaço privilegiado dentro da programação, sendo-nos apresentadas pelo Coro de Câmara de Lisboa algumas das mais belas páginas escritas pelos mais significativos autores portugueses e espanhóis.

Para além dos instrumentos emblemáticos da Igreja de São Vicente de Fora e da Sé Patriarcal de Lisboa, serão ouvidos mais uma vez os órgãos da Basílica da Estrela e da Igreja de São Luís dos Franceses, assim como os dois órgãos já restaurados da Basílica de Mafra.

Esperamos que o V Festival Internacional de Órgão de Lisboa não deixe de merecer o excelente acolhimento a que o público o tem vindo a habituar.

João Vaz • António Duarte
Directores Artísticos

Copyright © 2006-2017 Grupo Megaglobal. Todos os direitos reservados.