Edições Histórico dos Concertos Notícias Contactos
Programa
14 de Setembro a 1 de Outubro de 2001
Intérpretes
Festivais de Órgão
IV Festival Internacional de Órgão de Lisboa

Apresentando-se ao pÃblico no seu quarto ano de existÃncia, o Festival Internacional de ÃrgÃo de Lisboa assume-se como uma das iniciativas de maior sucesso no panorama musical da cidade.

Ao longo das suas trÃs primeiras ediÃÃes, os ÃrgÃos da capital foram utilizados, a solo ou em conjunto, com agrupamentos vocais ou instrumentais, em mais de trinta concertos. Nessas ediÃÃes, o pÃblico lisboeta teve ocasiÃo de contactar com organistas de elevado nÃvel internacional, tais como Michel Chapuis, Olivier Latry, Jan Willem Jansen, Lorenzo Ghielmi e muitos outros. As elogiosas referÃncias da crÃtica e a maciÃa afluÃncia do pÃblico, que sempre se verificou, atestam claramente a qualidade dos espectÃculos apresentados.

A programaÃÃo deste ano abrange Ãreas bastantes diversificadas da produÃÃo organÃstica, incluindo dois programas dedicados a compositores hispano-americanos, por Cristina GarcÃa Banegas, e um concerto com obras representativas do Barroco Norte-Europeu, por Hans Davidsson. Também a mÃsica alemà serà apresentada em dois recitais pelo organista Klemens Schnorr, que orientarà ainda uma Master Class sobre o tema.

Paralelamente, celebra-se o centenÃrio da morte de Josef Gabriel Rheinberger (1839-1901), organista e compositor cuja vastÃssima produÃÃo, praticamente esquecida apÃs o seu desaparecimento, tem vindo a ser alvo de renovado interesse no decorrer dos Ãltimos anos. Autor de inÃmeras obras para ÃrgÃo e para coro, foi também responsÃvel pelos dois primeiros concertos modernos para ÃrgÃo e orquestra. A mÃsica coral, a mÃsica de cÃmara com ÃrgÃo e os dois Concertos sÃo apresentados ao longo de vÃrios eventos desta ediÃÃo do Festival.

Esta programaÃÃo permitirà uma vez mais valorizar a paisagem organÃstica lisboeta, ao fazer ouvir desde os instrumentos de SÃo Vicente de Fora e dos MÃrtires ao moderno ÃrgÃo da Sé Patriarcal, passando pelo instrumento romÃntico de SÃo LuÃs dos Franceses e pelo conjunto dos ÃrgÃos de Mafra.

Estamos certos de que o IV Festival Internacional de ÃrgÃo de Lisboa estarÃ, mais uma vez, Ã altura da expectativa do pÃblico e do patrimÃnio organÃstico da cidade de Lisboa.


JoÃo Vaz • AntÃnio Duarte
Directores ArtÃsticos


Copyright © 2006-2018 Grupo MediaMaster. Todos os direitos reservados.